Gyoza (Fonte) |
O Gyoza é um prato típico da culinária chinesa, embora tenha se popularizado muito no Japão. Na China o Gyoza é chamado de Jiaozi, e pode ter diversos tipos de recheio, embora o mais comum seja o de carne de porco picada com repolho, cebolinha, alho e gengibre.
Muitas vezes, eles são chamados de "pasteizinhos" chineses ou japoneses, pois a própria massa do Gyoza se assemelha à de um pastel comum. Porém, após ser colocado o recheio, são cozidos no vapor e depois rapidamente fritos em uma panela com um pouco de óleo. Há também o Gyoza grelhado, comumente chamado de Yaki Gyoza.
(Fonte) |
O Gyoza foi levado ao Japão durante a Segunda Guerra Mundial pelos soldados, adequando-se às circunstâncias do país, completamente arrasado no período pós-guerra, pois a farinha de trigo para fazer o quitute era mais barata do que o arroz e qualquer produto poderia ser utilizado como recheio.
Essa comida começou a atrair muitos consumidores e ajudou muito durante o período pós-guerra, além de ser considerada um alimento proteico e nutritivo, com preparação era fácil e rápida.
Hoje em dia, o Gyoza se tornou uma das principais entradas nos restaurantes japoneses, sendo consumido com um molho feito de uma mistura de vinagre e arroz (mirin), shoyu e óleo de gergelim.
(Fonte) |
Aki