No Japão, colocam-se adesivos específicos na parte traseira e dianteira de alguns carros, chamados de Untensha Maaku (運転者マーク). Eles são plaquinhas magnéticas usadas como uma forma de identificar condutores novatos, idosos ou com necessidades especiais.
Esses adesivos foram introduzidos em 1972 e são obrigatórios aos motoristas de qualquer tipo de veículo que se enquadrem nas normas, pois caso contrário estarão sujeitos a multas e perdas de pontos de habilitação.
Veja os adesivos utilizados lá e seus respectivos significados:


É obrigatório usar esse adesivo até completar um ano de habilitação. Caso ela não seja usada, isso poderá custar uma multa de ¥ 14.000 e menos dois pontos na carteira (um para cada adesivo).
Os motoristas que se consideram inexperientes, mesmo após o período de um ano, podem continuar a usar o adesivo.


As normas dizem que não se pode passar muito perto ou ultrapassar um veículo que tenha essa marca, exceto para evitar um perigo ou risco. Caso isso aconteça, poderá receber uma multa de ¥ 6.000 e um ponto a menos na carteira.

O design dessa marca, no entanto, foi alvo de muitas críticas e debates, já que servia como um lembrete para os idosos de que eles estavam próximos do fim. Então, em 2011, foi escolhido um novo design para substituí-lo. Essa nova marca representava um trevo de quatro folhas nas cores verde escuro, verde claro, amarelo e laranja, além de possuir um "S" no meio que significa "Senior".

Essa marca, representando um trevo azul, foi introduzida em 2009 para designar motoristas com deficiência física. No entanto, o símbolo internacional de uma cadeira de rodas também é frequentemente usado, já que é facilmente reconhecido em qualquer lugar do mundo. Esses adesivos fazem com que os condutores com nessecidades especiais sejam facilmente reconhecidos por outros condutores, facilitando em muito para eles.

Esse adesivo, representando uma borboleta verde e amarela foi implantada em 2009 para designar deficientes auditivos. No entanto, o símbolo internacional caracterizado por uma orelha também é comumente usado, por ser facilmente identificado por outros motoristas.
A borboleta é relacionada com a surdez porque as duas palavras são homófonas, ou seja, possuem a pronúncia igual no japonês e significados diferentes. "Ouvir" em japonês é "chyoukaku" e "borboleta" é "chyou". Além disso, as asas das borboletas no adesivo se parecem com orelhas.
![]() |
(Fonte) |

Os adesivos Untensha Maaku fazem parte das normas de trânsito japonesas e o seu principal objetivo é proteger a ingridade física de todos os condutores no geral. Algo curioso, no entanto, é que esses adesivos estão sendo adotados por muitos motoristas, especialmente proprietários de carros japoneses, independentemente da idade ou se são portadores de deficiência. Alguns usam o Untensha Maaku modificado para as cores do país em que vivem ou personalizados com personagens japoneses o/
![]() |
Untensha Maaku personalizados (Fonte) |
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário