23 de agosto de 2015

Filmes do Studio Ghibli - Parte 10


Colina das Papoulas (Kokuriko-Zaka Kara)





Umi é uma garota de 16 anos que mora em uma colina, com vista para o porto de Yokohama. Desde que seu pai desapareceu em alto mar, todas as manhãs ela ergue algumas bandeiras no quintal de casa, como uma mensagem lançada ao horizonte.

Essa mensagem é vista por Shun Kazama sempre que ele está indo para a escola de barco, e mais tarde ele publica no jornal dessa mesma escola um poema a respeito das bandeiras e da garota que as ergue.

Após alguns acontecimentos, Shun e Umi se aproximam, tornando-se amigos. No entanto, após a descoberta de um segredo passado de ambos a relação entre eles corre o risco de desaparecer.


Vidas ao Vento (Kaze Tachinu)




Jiro Horikoshi é um jovem que mora em uma cidade no interior do Japão, em um período próximo à 2ª Guerra Mundial. Jiro tem frequentemente o sonho de estar voando dentro de um avião com formato de pássaro, e a partir desse sonho ele decide estudar para construir aviões. Conseguir construir um avião e colocá-lo no ar, fazendo-o voar com agilidade, é a meta que Jiro traçou para a sua vida.

Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem ele se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se conseguirá sobreviver ou não...

Confira também:

Sobre o Studio Ghibli
Filmes do Studio Ghibli - Parte 1
Filmes do Studio Ghibli - Parte 2
Filmes do Studio Ghibli - Parte 3
Filmes do Studio Ghibli - Parte 4
Filmes do Studio Ghibli - Parte 5
Filmes do Studio Ghibli - Parte 6
Filmes do Studio Ghibli - Parte 7
Filmes do Studio Ghibli - Parte 8 
Filmes do Studio Ghibli - Parte 9

Aki

16 de agosto de 2015

Shinkansen 新幹線


Konnichiwa ~

O tema de hoje será o Shinkansen: o trem-bala japonês, operado pela JR (Japan Railways Group).

 
Diversos tipos de Shinkansen (Fonte)

As primeiras propostas de criação de uma rede ferroviária de alta velocidade no Japão, o Shinkansen, começaram a ser desenvolvidas na década de 1930. No entanto, esses planos logo foram abandonados com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial em 1945.

Com a recuperação do país ao longo dos anos, a ideia da criação do Shinkansen logo foi retomada. Assim, a linha inicial Tōkaidō Shinkansen (ligando Tokyo e Osaka) foi inaugurada no dia 01 de outubro de 1964, logo antes dos Jogos Olímpicos em Tokyo.

Anteriormente, a viagem entre essas duas cidades levava cerca de sete horas em um trem convencional. Com o Shinkansen, essa viagem ficou reduzida para quatro horas.


Tōkaidō Shinkansen (Fonte)

O sucesso inicial do trem-bala permitiu a sua extensão para praticamente todo o território do Japão, inaugurando diversas novas linhas. Cada um dos Shinkansen possui o seu próprio estilo e design, chegando a velocidades médias de 300km/h.


Diagrama da rede Shinkansen (Fonte)

Hoje em dia, as ferrovias japonesas são conhecidas por sua eficiência, segurança, pontualidade e limpeza. Inclusive, o atraso de um Shinkansen chega a ser no máximo de 10 segundos. Vários novos projetos estão sendo atualmente desenvolvidos, com a intenção de aumentar a velocidade e extender a rede para novos locais.

Veja este vídeo com o Tohoku Shinkansen em operação o/


Tohoku Shinkansen em Sendai


Há também um Shinkansen especial, chamado de "Doctor Yellow", usado para monitorar as condições dos demais trens-balas. A JR possui um vagão que percorre as ferrovias uma vez a cada dez dias, porém o trajeto e o horário não são divulgados, de forma que raramente pode ser visto. Por esse motivo, dizem que quem o ver terá sorte :D


Doctor Yellow (Fonte)
Aki