Konnichiwa ~
O tema de hoje será o Shinkansen: o trem-bala japonês, operado pela JR (Japan Railways Group).
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Diversos tipos de Shinkansen (Fonte) |
As primeiras propostas de criação de uma rede ferroviária de alta velocidade no Japão, o Shinkansen, começaram a ser desenvolvidas na década de 1930. No entanto, esses planos logo foram abandonados com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial em 1945.
Com a recuperação do país ao longo dos anos, a ideia da criação do Shinkansen logo foi retomada. Assim, a linha inicial Tōkaidō Shinkansen (ligando Tokyo e Osaka) foi inaugurada no dia 01 de outubro de 1964, logo antes dos Jogos Olímpicos em Tokyo.
Anteriormente, a viagem entre essas duas cidades levava cerca de sete horas em um trem convencional. Com o Shinkansen, essa viagem ficou reduzida para quatro horas.
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Tōkaidō Shinkansen (Fonte) |
O sucesso inicial do trem-bala permitiu a sua extensão para praticamente todo o território do Japão, inaugurando diversas novas linhas. Cada um dos Shinkansen possui o seu próprio estilo e design, chegando a velocidades médias de 300km/h.
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Diagrama da rede Shinkansen (Fonte) |
Hoje em dia, as ferrovias japonesas são conhecidas por sua eficiência, segurança, pontualidade e limpeza. Inclusive, o atraso de um Shinkansen chega a ser no máximo de 10 segundos. Vários novos projetos estão sendo atualmente desenvolvidos, com a intenção de aumentar a velocidade e extender a rede para novos locais.
Veja este vídeo com o Tohoku Shinkansen em operação o/
Tohoku Shinkansen em Sendai
Há também um Shinkansen especial, chamado de "Doctor Yellow", usado para monitorar as condições dos demais trens-balas. A JR possui um vagão que percorre as ferrovias uma vez a cada dez dias, porém o trajeto e o horário não são divulgados, de forma que raramente pode ser visto. Por esse motivo, dizem que quem o ver terá sorte :D
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Doctor Yellow (Fonte) |
Aki
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