Kokeshi (Fonte) |
A Kokeshi é uma boneca típica do Japão, com características próprias e marcantes. As tradicionais são artesanais, feitas em madeira e pintadas à mão. Segundo a tradição, a Kokeshi traz sorte às famílias.
Durante o período Edo, as Kokeshi eram consideradas as guardiãs das crianças e detentoras de suas almas. Ter uma Kokeshi significava que ela ajudaria a manter os filhos saudáveis, além de mantê-los longe do mal. Porém, seu simbolismo mais conhecido é em relação à amizade, pois dentro da boneca há um espaço para se colocar uma mensagem antes de entregá-la a alguém.
Kokeshi no bairro Liberdade, em São Paulo (Fonte) |
Essas bonecas começaram a ser fabricadas no século IX por artesãos japoneses que resolveram usar as sobras de madeira para fazer algo simples, porém criativo e artesanal. A forma de arte da Kokeshi repousa sobre o princípio criativo da beleza e da arte através da simplicidade.
Elas são constituídas apenas por um tronco simples, geralmente com detalhes florais, e uma esfera representando a cabeça, com expressões faciais, tudo pintado à mão. Uma característica das bonecas Kokeshi é a ausência de braços ou pernas. Na parte inferior, há a assinatura do artista que a fabricou.
Kokeshi em lápis (Fonte) |
Hoje em dia, as Kokeshi ganharam um design mais moderno e contemporâneo, como as Kimmidolls, que apesar de terem começado como uma moda comercial hoje evoluíram para algo simbólico.
Kimmidolls (Fonte) |
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário