28 de junho de 2015

Honoríficos no Japão




Muitos de vocês já devem conhecer alguns dos honoríficos japoneses, provavelmente por meio de animes e mangás ^^

No Japão, é comum chamar as pessoas pelo sobrenome ao invés de pelo nome, como é comum por aqui. Além disso, há o uso frequente de honoríficos após o sobrenome, para indicar o grau de intimidade ou posição social. Existe uma grande variedade desses honoríficos, cada um com uma situação específica para ser utilizado.

É muito importante saber usar corretamente esses honoríficos, pois o uso inadequado pode levar a más interpretações e pode soar como falta de educação, mesmo que não seja essa a intenção. Os honoríficos também não devem ser utilizados para nos referirmos a nós mesmos.


(Fonte)

Alguns desses honoríficos mais utilizados são:


San (さん)

Esse é o honorífico que pode ser utilizado em qualquer situação, independentemente do sexo da pessoa. Pode-se dizer que ele é equivalente a "senhor" ou "senhora". Se estiver em dúvida quanto a qual honorífico usar, o "san" é a melhor escolha ^^

Kun (君)

O sufixo "kun" é normalmente utilizado entre jovens que possuem laços de amizade. É um honorífico informal, mais usado para se referir a pessoas do sexo masculino, embora possa ser usado também com mulheres nas quais se tem um grande grau de afinidade.

Chan (ちゃん)

O sufixo "chan" é um termo carinhoso, geralmente utilizado para crianças ou pessoas com quem temos muita intimidade. O "chan" pode ser usado tanto com mulheres quanto com homens, e é usado após o nome inteiro ou abreviado.

Sama (様)

Este é um sufixo bem mais formal que "san", e é usado para se referir a alguém pelo qual sentimos grande respeito.

Senpai (先輩)

"Senpai" é um sufixo utilizado para tratar colegas mais velhos, figuras mentoras ou para fazer referência a alguém mais experiente. "Senpai" significa "veterano" ou "mentor" e é um sufixo muito utilizado em escolas.

Aki

21 de junho de 2015

Taiyaki たい焼


Taiyaki (Fonte)


Yo! Você já experimentou o Taiyaki?

Ele é um doce japonês muuito gostoso, marcado principalmente por seu formato de peixe >.<

A massa é parecida com a de uma panqueca ou a de um waffle, enquanto seu recheio mais comum é o de azuki (tipo de feijão doce). Há também diversos outros tipos de recheio utilizados, incluindo morango, creme, chocolate, queijo, salsicha e até mesmo sabor sakura!



Diferentes sabores de Taiyaki (Fonte)


Para o seu preparo, a massa é colocada em um molde no formato de peixe. O recheio é colocado em um dos lados do molde, que em seguida é fechado. Após isso, ele é assado até ficar dourado.


Taiyaki no anime Kanon

A origem do Taiyaki foi em 1909, em uma loja de doces chamada Naniwaya (Azabu, Tokyo). Atualmente, ele pode ser encontrado em qualquer parte do Japão, principalmente em supermercados e festivais.





Aki

14 de junho de 2015

Filmes do Studio Ghibli - Parte 8


Desta vez, temos dois filmes mais antigos, lançados até mesmo antes da fundação do Studio Ghibli (mas direcionados por membros dele). "Gauche: O Violoncelista" foi lançado em 1982, enquanto "Horus: O Príncipe do Sol" foi lançado em 1968.

Gauche: O Violoncelista (Sero Hiki no Gōshu)


(Fonte)

Gauche é um diligente violoncelista que toca na orquestra de uma pequena cidade. Ele se esforça muito durante os treinos, mas é constantemente repreendido pelo seu condutor durante as preparações para a próxima apresentação.

Durante quatro noites, Gauche é visitado em sua casa por animais enquanto ele está praticando, que acabam o ajudando a melhorar suas habilidades como violoncelista para o concerto.

Horus: O Príncipe do Sol (Taiyō no Ōji: Horusu no Daibōken)


(Fonte)

Horus, um garoto que vive durante a Idade do Ferro na região da Escandinávia, recupera a Espada do Sol que estava presa na grande rocha Moog. O pai de Horus, no leito da morte, revela a ele que a família veio de uma aldeia costeira do norte, que foi devastada por Grunwald.

Então, Horus volta à terra de seus ancestrais para defendê-los de Grunwald. No caminho, ele conhece Hilda, uma linda e enigmática garota que esconde um terrível segredo.

Confira também:

Sobre o Studio Ghibli
Filmes do Studio Ghibli - Parte 1
Filmes do Studio Ghibli - Parte 2
Filmes do Studio Ghibli - Parte 3
Filmes do Studio Ghibli - Parte 4
Filmes do Studio Ghibli - Parte 5
Filmes do Studio Ghibli - Parte 6
Filmes do Studio Ghibli - Parte 7

Aki

7 de junho de 2015

MMD - MikuMikuDance


MikuMikuDance (ミクミクダンス), também chamado apenas de MMD, é um programa gratuito que permite ao usuário animar e criar filmes em CG (Computação Gráfica).

 
Modelos padrões do MMD (Fonte)


O MMD foi criado por Yu Higuchi, originalmente para servir de apoio aos produtores de Vocaloid, que precisavam de vídeos para mostrar suas músicas no NicoNicoDouga (site de divulgação de vídeos). Com o passar do tempo, o software adquiriu uma identidade própria e se tornou uma ferramenta muito comum entre animadores.

A ideia inicial de Higuchi era criar um software fácil de ser utilizado, com uma interface amigável, já que na época não havia uma ferramenta 3D que fosse fácil de se entender.


Interface do MMD (Fonte)

O interesse da comunidade japonesa pelo software foi imediato, apenas 3 dias após o lançamento a quantidade de conteúdo cresceu de maneira imensurável. 

Grande parte desse conteúdo (como modelos, animações) é distribuída livremente, gerando uma rotatividade e uma construção coletiva de recursos muito grande, o que se acabou caracterizando como o diferencial do MMD. Outra parte que contribuiu bastante para o crescimento e a popularização do MMD são os torneios de animação que acontecem no NicoNicoDouga, como o MMD Cup.

 
(Fonte)

Aos poucos, o MMD acabou se distanciando do Vocaloid, tomando uma forma própria. Ele ainda é extremamente voltado ao Vocaloid, mas a quantidade de conteúdo original também é bem grande. Com o sucesso, o MMD começou a gerar outros tipos de mídia, como por exemplo a publicação de uma revista mensal sobre o assunto, com tutoriais, reportagens e modelos de distribuição exclusiva da revista.

Os próprios produtores também passaram a publicar livros, DVDs e modelos feitos com o MMD comercialmente. Inclusive, o MMD já foi utilizado em comerciais, como no comercial do Windows 8 para o Japão:





Se interessou pelo MMD? Vale a pena dar uma olhada no software! Você pode baixá-lo neste site ^^

Aki

1 de junho de 2015

Koromogae 衣替え


Koromogae (Fonte)

No Japão as estações do ano são bem definidas, e por esse motivo há muitas mudanças que ocorrem com a troca de clima. Uma dessas mudanças, que não é comum nos outros países, é o Koromogae.

Koromogae é o nome dado ao evento em que as roupas são trocadas para se adequar ao clima, sempre nos dias 01 de junho (início do verão) e 01 de outubro (início do inverno). A diferença é mais notável principalmente em uniformes escolares (seifuku) e uniformes de trabalho. O nome Koromogae, inclusive, é escrito com os kanjis 衣 (koromo = roupa) e 替 (kaeru = trocar).



Uniformes escolares de inverno e de verão (Fonte)

Os uniformes de verão costumam ter uma tonalidade mais clara e tecidos mais leves, enquanto os de inverno são mais escuros e possuem tecidos mais grossos. Durante a época do Koromogae, é comum ver estudantes usando os dois tipos de uniforme.

Na maioria das casas japonesas, as famílias ficam muito atarefadas guardando as roupas da estação que terminou e arrumando as roupas para a estação que se inicia.

Assim como diversos costumes japoneses, o Koromogae se originou no período Heian (794-1185). Havia orientações de roupas de verãos e de roupas de inverno para serem usadas na corte. Durante esse período, o costume era conhecido como "Koui", e não se restringia apenas à roupa, mas também aos acessórios, por exemplo.

Aki