Muitos de vocês já devem conhecer alguns dos honoríficos japoneses, provavelmente por meio de animes e mangás ^^
No Japão, é comum chamar as pessoas pelo sobrenome ao invés de pelo nome, como é comum por aqui. Além disso, há o uso frequente de honoríficos após o sobrenome, para indicar o grau de intimidade ou posição social. Existe uma grande variedade desses honoríficos, cada um com uma situação específica para ser utilizado.
É muito importante saber usar corretamente esses honoríficos, pois o uso inadequado pode levar a más interpretações e pode soar como falta de educação, mesmo que não seja essa a intenção. Os honoríficos também não devem ser utilizados para nos referirmos a nós mesmos.
(Fonte) |
Alguns desses honoríficos mais utilizados são:
San (さん)
Esse é o honorífico que pode ser utilizado em qualquer situação, independentemente do sexo da pessoa. Pode-se dizer que ele é equivalente a "senhor" ou "senhora". Se estiver em dúvida quanto a qual honorífico usar, o "san" é a melhor escolha ^^
Kun (君)
O sufixo "kun" é normalmente utilizado entre jovens que possuem laços de amizade. É um honorífico informal, mais usado para se referir a pessoas do sexo masculino, embora possa ser usado também com mulheres nas quais se tem um grande grau de afinidade.
Chan (ちゃん)
O sufixo "chan" é um termo carinhoso, geralmente utilizado para crianças ou pessoas com quem temos muita intimidade. O "chan" pode ser usado tanto com mulheres quanto com homens, e é usado após o nome inteiro ou abreviado.
Sama (様)
Este é um sufixo bem mais formal que "san", e é usado para se referir a alguém pelo qual sentimos grande respeito.
Senpai (先輩)
"Senpai" é um sufixo utilizado para tratar colegas mais velhos, figuras mentoras ou para fazer referência a alguém mais experiente. "Senpai" significa "veterano" ou "mentor" e é um sufixo muito utilizado em escolas.
Aki