29 de dezembro de 2014

Seifuku


O uniforme escolar no Brasil serve para igualar as diferenças econômicas e aspectos sociais entre os alunos, também foram criados para simbolizar o nome, as cores e o símbolo da escola, assim alunos carregavam a imagem da escola pelo uniforme e então devem agir de acordo, ou seja, ter um bom comportamento. Ele foi primeiramente utilizado em 1890.

(Fonte)


No Japão os gakuseifuku (uniformes escolares), que também possuem os mesmos objetivos dos daqui no Brasil, começam a ser obrigatórios quando os alunos adentram o ginásio. Os uniformes também são roupas de status, mas por quê? No Japão o ensino é muito valorizado, as pessoas que entram nas faculdades mais concorridas possuem o uniforme delas, e por isso acabam sendo admiradas pelos demais que não conseguiram ou também causam inveja.


Costumam-se usar os uniformes mesmo na rua, como se fosse uma roupa normal para sair. Os uniformes japoneses foram inspirados, em parte, nos uniformes da marinha.

Seifuku (fonte)


E por último uma curiosidade dos uniformes para mostrar a influência e o papel simbólico nos jovens. Na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto que ela gosta que ele lhe dê o segundo botão (de cima pra baixo) do seu uniforme. Se o sentimento for recíproco o garoto dá o botão, é exatamente este botão pois ele está mais próximo do coração.
Katsura

28 de dezembro de 2014

44º Moti Tsuki Matsuri




No dia 31 de dezembro será realizado o 44º Moti Tsuki Matsuri, no bairro da Liberdade, em São Paulo ^^

Esse festival é realizado em comemoração à passagem do ano, agradecendo aos deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano e desejando muita saúde, paz e harmonia no ano seguinte.

O Moti Tsuki Matsuri possui esse nome por causa de uma tradição que era muito comum entre as famílias japonesas. No primeiro dia do ano, a família se reunia para fazer o moti (tipo de bolinho de arroz), socando-o em um pilão japonês com a ajuda de uma espécie de grande marreta de madeira.



Socagem do moti (Fonte)

Há vários significados para essa tradição. Diversas pessoas se revezam no trabalho de socagem do moti, simbolizando a união de forças e o esforço humano para se ter boa sorte no ano que está chegando. O moti, enquanto isso, significa perseverança, pois ele é firme e fruto de muito esforço.

O Moti Tsuki Matsuri é realizado todos os anos desde 1976, pela ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade). Durante o evento, são distribuídos gratuitamente no bairro da Liberdade 20 mil saquinhos, contendo um moti branco (representando a paz) e um moti vermelho (representando a prosperidade e o sucesso). Além disso, também é servido o ozooni com moti (sopa da felicidade).

Confira a programação na página do Facebook do Bairro da Liberdade ^^ 

Aki

27 de dezembro de 2014

Animes de sábado - 11º


Ragnarok The Animation -

(Fonte)


Baseado no popular jogo de MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) coreano, Ragnarok Online, este anime conta a história de um espadachim, Roan, e uma noviça, Yuufa, que desbravam juntos o continente Rune-Midgard. Tudo começa em Prontera, a capital do continente, nesse local eles conhecem a Maga Takius e ela começa a falar sobre como os monstros estão agindo de forma estranha, climas que mudaram drasticamente por uma razão desconhecida.

Após alguns eventos Takius se separa de Roan e Yuufa, e cada um toma seu caminho. Só o destino dirá se o caminho deles algum dia cruzará de novo.


Kill La Kill -

(Fonte)

Numa cidade há a Academia Honnouji, nela tem um sistema de como se fosse uma ditadura, os alunos pobres usam uniformes normais e os mais ricos usam os Uniformes Goku. Estes são uniformes que aumentam a força e a agilidade da pessoa que o está usando. Os uniformes são divididos em 3 categorias: 1 estrela, mais fraco; 2 estrelas, mediano; e 3 estrelas, mais forte.

Esta cidade também é dividida com um sistema similar, os mais pobres ficam no gueto e os mais ricos em áreas privilegiadas.

Este anime conta a história de Matoi Ryuuko, uma adolescente de 17 anos que busca vingança por seu pai ter sido assassinado. Ela se matricula na Academia Honnouji, pois a presidente do conselho estudantil, Kiryuin Satsuki, diz saber algo sobre o assassinato. Mas, para chegar à presidente, antes ela deve derrotar seus subordinados.

Matoi Ryuuko conta com a ajuda de uma imensa lâmina de tesoura quebrada, que ela achou perfurada no cadáver de seu pai, e seu uniforme Senketsu, que por algumas condições lhe concede um poder. Com ele, Matoi é capaz de lutar contra os Uniformes Goku.
Katsura


25 de dezembro de 2014

Natal no Japão クリスマス


Anime Lucky Star

O Natal é uma celebração muito popular no Japão, mas não é um feriado nacional. O primeiro registro desse evento no Japão foi em 1552, com a chegada de estrangeiros cristãos.

O conceito de Natal no Japão, no entanto, é bem diferente do conceito no Ocidente. Seu significado possui muito mais valor comercial do que religioso, parte porque não há uma predominância cristã no país (a maioria é xintoísta ou budista).

A partir de novembro, as ruas no Japão se enchem de decorações natalinas, especialmente nas grandes cidades. Há iluminação noturna especial em vários locais turísticos, e muitas lojas ganham decorações tematizadas com o objetivo de impulsionar as vendas.


Decoração de Natal no Japão (Fonte)

Na década de 80 a sociedade japonesa tinha um poder de compra bem alto e, visando especialmente jovens consumidores, iniciou-se uma campanha de marketing que fez com que o Natal passasse a ser associado ao "amor". Desta forma, o Natal no Japão acabou ganhando um conceito romântico, bem diferente do que ocorre no Ocidente. Por esse motivo, é comum ver vários casais de namorados em um jantar ou passeio romântico no dia 24 de dezembro, véspera de Natal.


(Fonte)

Uma tradição no Natal japonês, também, é celebrá-lo com o tradicional bolo de creme e morangos e com o frango frito do Kentucky.


Bolo de creme e morangos e frango frito Kentucky (Fonte)

Feliz Natal minna! メリークリスマス! ^^

Aki

23 de dezembro de 2014

Onigiri


Hoje vou falar sobre uma comida bem antiga e que ainda é muito popular na cultura japonesa, ela é consumida por sua facilidade de carregar e comer. Já devem ter ouvido em algum momento o nome popular, bolinho de arroz, seu nome é onigiri mas também é chamado de omusubi, ele consiste em arroz japonês (Gohan) em forma de uma bola, de triângulo ou de cilindro envolto de uma alga marinha que é bastante usada na culinária japonesa (Nori).

Onigiri com Nori (Fonte)

Seus recheios têm uma variedade enorme, mas dentre esses são usados ingredientes salgados ou azedos. O onigiri é vendido em diversos lugares, de lojas de conveniência até estabelecimentos especializados somente neles, que possuem o nome de onigiri-ya.

O nori só foi adicionado ao onigiri por causa da grande expansão do cultivo de folhas no Japão.

Onigiri (Fonte)

O onigiri também foi utilizado para alimentar trabalhadores de campo e tropas em movimento. Há relatos no século XV de que por ser leve de carregar e rápido de ser consumido ele foi utilizado por samurais entre batalhas.
Katsura

21 de dezembro de 2014

Bolo de Natal クリスマスケーキ


Aproveitando que o Natal está chegando, o post de hoje será sobre os bolos de Natal no Japão, sempre presentes nas festividades dessa data o/


クリスマスケーキ (Fonte)

Apenas uma porcentagem muito pequena da população japonesa é cristã, porém ao andar pelos grandes centros urbanos do Japão a impressão é de que o Natal possui grande importância na região.

Um dos itens imperdíveis no Natal japonês são os bolos de Natal, que segundo a tradição devem ser comidos na véspera da data. Para os ocidentais, bolo e Natal não têm quase nenhuma relação, mas para os japoneses esse bolo natalino tem um forte simbolismo de prosperidade e superação.



(Fonte)

Sua história está ligada ao período de ascensão do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, os soldados americanos foram realizar a reconstrução do país. A economia japonesa estava em ruínas, e a escassez de alimentos era comum. Doces e guloseimas eram considerados artigos de luxo, mas eram doados pelos soldados americanos em sinal de reconciliação durante as festividades natalinas. Surgiu, então, a primeira relação entre Natal e sobremesa.

O bolo tinha sido introduzido no Japão no século XVII, muito antes da guerra, mas vários itens necessários para fazê-lo eram raridades no país, como açúcar, leite e manteiga. Após a recuperação econômica do país, esses ingredientes tornaram-se mais acessíveis à classe média formada, que aprovou essa sobremesa e acabou adotando-a como um símbolo de prosperidade financeira e superação pós-guerra.



(Fonte)

Tradicionalmente esses bolos de Natal são cobertos por chantilly, morangos e chocolate, mas atualmente existe uma grande variedade de bolos decorados de várias formas, tamanhos e sabores. Em sua maioria, os bolos são bem pequenos e possuem muitas decorações, sempre relacionadas ao Natal, como sinos ou flores, e uma plaquinha de chocolate escrito em japonês ou inglês: "Merry Christmas / メリー クリスマス".


Diversos tipos de クリスマスケーキ (Fonte)

Aki

20 de dezembro de 2014

Animes de sábado - 10º


Sabagebu! -

(Fonte)

Sonokawa Momoka, uma estudante que acaba de entrar para o ensino médio, estava pegando o trem para ir ao colégio e nisso ela tomou uma mão boba de um velho tarado. Sem dizer nada, uma mulher desconhecida saca uma pistola e aponta a arma para esse velho, e depois dessa confusão essa mulher acaba sendo levada por policiais...

Ignorando isso Momoka continua seu caminho à escola, porém mal sabia que aquela mulher desconhecida também estudava na mesma escola, e ela é a presidente do Survival Game Club. Seu nome é Ootori Miou.  Momoka acaba sendo arrastada até o clube por ela, e nesse clube há as atividades de treinamento: algumas estranhas e outras mais ainda. Será que ela consegue sobreviver ao treinamento e aos integrantes do Survival Game Club?

Katsura