Aproveitando que o Natal está chegando, o post de hoje será sobre os bolos de Natal no Japão, sempre presentes nas festividades dessa data o/
クリスマスケーキ (Fonte) |
Apenas uma porcentagem muito pequena da população japonesa é cristã, porém ao andar pelos grandes centros urbanos do Japão a impressão é de que o Natal possui grande importância na região.
Um dos itens imperdíveis no Natal japonês são os bolos de Natal, que segundo a tradição devem ser comidos na véspera da data. Para os ocidentais, bolo e Natal não têm quase nenhuma relação, mas para os japoneses esse bolo natalino tem um forte simbolismo de prosperidade e superação.
(Fonte) |
Sua história está ligada ao período de ascensão do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, os soldados americanos foram realizar a reconstrução do país. A economia japonesa estava em ruínas, e a escassez de alimentos era comum. Doces e guloseimas eram considerados artigos de luxo, mas eram doados pelos soldados americanos em sinal de reconciliação durante as festividades natalinas. Surgiu, então, a primeira relação entre Natal e sobremesa.
O bolo tinha sido introduzido no Japão no século XVII, muito antes da guerra, mas vários itens necessários para fazê-lo eram raridades no país, como açúcar, leite e manteiga. Após a recuperação econômica do país, esses ingredientes tornaram-se mais acessíveis à classe média formada, que aprovou essa sobremesa e acabou adotando-a como um símbolo de prosperidade financeira e superação pós-guerra.
(Fonte) |
Tradicionalmente esses bolos de Natal são cobertos por chantilly, morangos e chocolate, mas atualmente existe uma grande variedade de bolos decorados de várias formas, tamanhos e sabores. Em sua maioria, os bolos são bem pequenos e possuem muitas decorações, sempre relacionadas ao Natal, como sinos ou flores, e uma plaquinha de chocolate escrito em japonês ou inglês: "Merry Christmas / メリー クリスマス".
Diversos tipos de クリスマスケーキ (Fonte) |
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário