2 de novembro de 2014

Escrita japonesa + rōmaji + furigana

Muitos de vocês já devem ter percebido o alfabeto diferenciado existente na língua japonesa. Em alguns posts aqui do blog, por exemplo, colocamos partes em japonês ao lado das em português ^^

A escrita japonesa utiliza, atualmente, três formas de escrita diferentes:

  • Hiragana: é utilizado para representar palavras japonesas, principalmente quando as palavras não possuem uma representação em kanji ou estes ideogramas tornariam a leitura muito difícil. Cada caractere representa uma sílaba, e há um total de 46 caracteres.

"Coelho" em hiragana

  • Katakana: é utilizado para representar palavras estrangeiras ou de natureza científica. Assim como no hiragana, cada caractere representa uma sílaba e há um total de 46 caracteres.

"Coelho" em katakana


  • Kanji: é um conjunto de ideogramas de origem chinesa. Cada caractere possui um signifcado completo, e não se sabe ao certo quantos kanjis existem no total (mais de 40 mil). Ao final do ensino médio, um aluno japonês aprende por volta de 2000 kanjis.


"Coelho" em kanji





Para a simplificação da leitura e melhor entendimento, foram criados também recursos como o rōmaji (representação da escrita japonesa no alfabeto latino) e o furigana (recurso em que a leitura do kanji é colocada em hiragana do lado ou em cima).



Hiragana de "coelho" com rōmaji
(Lê-se: ussagui)

Kanji de "coelho" com furigana


A escrita japonesa, também, pode utilizar duas direções diferentes. Uma delas é como na forma chinesa, em que os caracteres são organizados em colunas, da direita para a esquerda e de cima para baixo. Outra forma é como escrevemos no ocidente, em linhas da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre a língua japonesa ^0^ 


うさぎ (Fonte)


Aki

Nenhum comentário:

Postar um comentário