Réplica de comida (Fonte) |
Uma fato interessante no Japão são os menus visuais que ficam expostos em uma vitrine ou pequeno mostruário na entrada dos restaurantes. Nesses menus, há amostras que beiram a perfeição, feitas de plástico, silicone ou PVC.
Essas réplicas de alimentos são tão realistas que parecem até mesmo serem de verdade. Além disso, elas acabam sendo uma ótima ajuda para estrangeiros que não dominam a língua japonesa. Basta apontar para a comida que se deseja e o atendente entenderá qual prato escolheu.
Amostras em um restaurante (Fonte) |
Outra grande vantagem disso é que você pode já ter uma ideia de como será a aparência do prato, e não se sentirá enganado e nem terá suspresas desagradáveis.
Essa ideia teve origem em uma loja de Tokyō, em 1917. Nessa época, as réplicas eram feitas de cera, mas nos dias atuais são feitas de plástico e silicone. Os modelos realistas dos pratos, na maior parte das vezes, são feitos por empresas especializadas.
Réplica de comida (Fonte) |
As réplicas são geralmente feitas à mão a partir de cloreto de polivinilo (PVC), sendo esculpidas para se parecerem com pratos reais. Alguns restarurantes chegam a gastar mais de 1 milhão de yens por um menu completo, e muitas empresas chegam a faturar muito vendendo as réplicas.
Existem também oficinas no Japão, que contam a história e mostram como as réplicas são feitas. As empresas especializadas em fabricar essas amostras, ao verem que esse negócio era muito lucrativo, passaram a fabricar também uma gama de outros produtos, como chaveiros, pendrives, capas de celular, etc.
Ficou curioso para saber como são feitas essas amostras? Confira o vídeo abaixo!
Nele, é mostrado como fazer tempurá e repolho para as réplicas :3
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário