Anime Shakugan no Shana (Fonte) |
No Japão, o ano-novo é comemorado de uma forma bem diferente da que estamos acostumados.
Até 1873, ele era comemorado juntamente com o ano-novo dos coreanos, chineses e vietmanitas, baseado no calendário lunar chinês. Cinco anos após a reforma Meiji, então, o Japão adotou o calendário gregoriano, passando a comemorar o ano-novo no primeiro dia de janeiro.
A data do ano-novo é considerada, pela maior parte dos japoneses, como um dos festivais anuais mais importantes. Essa data é considerada sagrada, e nela rituais de purificação e orações são feitos para um bom início do ano que se inicia.
Na preparação para essa data, os japoneses costumam limpar as suas residências (osouji), para adentrar purificado no ano que se inicia. Após a limpeza, o kadomatsu (enfeite de pinheiro e bambu) é colocado na entrada. Acredita-se que esse objeto espanta os maus espíritos e leva prosperidade às residências.
Kadomatsu (Fonte) |
Uma comida especial, também, é oferecida no ano-novo: o mochi. No ano-novo, dois mochis são dispostos um sobre o outro e decorados. A decoração é posta sobre um altar, como agradecimento aos deuses budistas e xintoístas.
Kagamimochi (Fonte) |
Há também diversas tradições no ano-novo do Japão, como:
- Joya no Kane: ritual budista em que o sino é tocado 108 vezes à meia-noite, representando os 108 pecados do homem.
- Hatsumode: primeira visita do ano a um santuário ou templo. Normalmente, as pessoas vão com trajes típicos (como o kimono) e rezam para que tenham um ano próspero e com muita saúde.
- Hatsuhinode: o primeiro amanhecer do ano, em que várias pessoas se reúnem para vê-lo.
Nessa época, há também a entrega do nengajo (cartão de ano-novo) e do otoshidama (envelope com quantia de dinheiro para as crianças).
Envelopes para colocar o dinheiro do otoshidama (Fonte) |
Feliz ano-novo! 明けましておめでとうございます!
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário