4 de janeiro de 2015

Bairro da Liberdade - São Paulo


Torii na Liberdade (Fonte)

Muitos de vocês com certeza já devem ter pelo menos ouvido falar desse famosíssimo bairro turístico no centro de São Paulo, chamado de Liberdade. Ele é conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, que congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão ^^

Até o início do século passado, ele era apenas um bairro como todos os outros. A imigração japonesa para o Brasil começou em 1908, com a chegada do navio Kasatu Maru no porto de Santos, e a caracterização da Liberdade como bairro típico do país oriental se deu no ano de 1912, quando os primeiros visitantes começaram a se fixar na Rua Conde de Sarzedas. Antes disso, a maioria dos imigrantes japoneses se direcionava para o interior do estado de São Paulo.



Tradicionais laternas japonesas no bairro da Liberdade (Fonte)

Um dos motivos de procurarem essa rua é que quase todos os imóveis tinham porões e os aluguéis dos quartos no subsolo eram bem baratos. Além disso, por ser um bairro central, de lá poderiam se locomover com facilidade para os locais de trabalho.

Com o passar do tempo, os imigrantes foram se habituando ao local e as atividades comerciais à moda japonesa começaram a surgir ali. Entre as atrações do local estão restaurantes e docerias típicos, além de lojas e livrarias com artigos do Japão. Outras particularidades que atraem os visitantes são a arquitetura peculiar do bairro, as tradicionais lanternas japonesas que enfeitam a maior parte das ruas da região e os grandes pórticos (torii) na Rua Galvão Bueno.



Loja no bairro da Liberdade (Fonte)

Além disso, todo final de semana há uma feira de artesanato na Praça da Liberdade, junto à saída da estação de metrô com o mesmo nome. Diversos eventos também ocorrem no local, como o Tanabata Matsuri, o Toyo Matsuri e o Moti Tsuki Matsuri.



Tanabata Matsuri no bairro da Liberdade (Fonte)

Aki

Nenhum comentário:

Postar um comentário