26 de fevereiro de 2015

Karate-dō 空手道



O Karate-dō (caminho das mãos vazias), também chamado de Karate (mãos vazias), é uma arte marcial japonesa.

Existem muitos estilos de Karate, e os mais conhecidos são Shōtōkan, Gōjū-ryū e Shitō-ryū.

O Karate é um eficiente método de defesa pessoal. Ele aprimora o equilíbrio, a concentração, a estratégia e a decisão, além da autoconfiança e da disciplina.

Dentre as outras artes marciais, o Karate enfatiza mais técnicas de golpear, como chutes, socos, joelhadas e cotoveladas.


(Fonte)

A origem do Karate foi no arquipélago japonês, mais precisamente em Okinawa, entre os séculos XV e XVI, quando o governo local proibiu os nativos de terem armas. Por isso, os okinawenses improvisaram uma arte de luta que não se utilizava de armas e acabou conhecida como Karate.

Da mesma forma que com as outras artes marciais, o Karate foi introduzido no Brasil com a chegada dos imigrantes japoneses no começo do século XX.


Castelo Shuri, considerado o berço do Karate (Fonte)

Castelo Shuri atualmente (Fonte)

O treinamento do Karate é basicamente dividido em três partes:

Kihon (基本) - prática de técnicas de forma sequenciada;

Kumite (組手) - luta;

Kata () - sequência pré-definida de movimentos que representa uma luta.

A modernização e a sistematização do Karate no Japão também incluiu a adoção do uniforme branco (kimono ou karate-gi) e de faixas coloridas que indicam o estágio alcançado pelo aluno.
Aki

19 de fevereiro de 2015

Konbini: as lojas de conveniência japonesas コンビニ


Redes de konbini no Japão (Fonte)

Se você é uma pessoa familiarizada com a cultura japonesa, seja por filmes, animes, mangás ou mesmo morando no Japão, com certeza já deve conhecer as famosas konbinis japonesas.

A praticidade e o fato de ficarem abertas 24 horas por dia e 365 dias por ano fizeram das konbinis um verdadeiro sucesso no Japão. O fenômeno começou no final dos anos 60, e hoje existem mais de 50 mil konbinis espalhadas por todo o país!


Exterior de uma konbini (Fonte)

Interior de uma konbini (Fonte)

Os japoneses costumam frequentar as konbinis diariamente ou sempre que precisam comprar alguma coisa que estejam precisando. A variedade de artigos presentes na konbini, inclusive, é enorme: obentō, onigiri, ramen, nikuman, oden, biscoitos, doces, salgados, sorvete, bebidas de todos os tipos...



Comidas à venda em uma konbini (Fonte)

Além de comida, também é possível encontrar em uma konbini artigos de papelaria, guarda-chuvas, revistas, cigarros, pilhas, baterias, CDs, produtos de higiene pessoal, caixas de lenços, medicamentos básicos, cosméticos etc.

A maioria das konbinis também têm banheiros que podem ser utilizados pelos clientes. A maioria dos atendentes são jovens que trabalham meio período, mas também há pessoas mais velhas que procuram esse tipo de serviço como um complemento financeiro.


(Fonte)

As konbinis não se limitam apenas à venda de alimentos e outros produtos. Eles também oferecem serviços como correio (onde você pode comprar selos e enviar cartas ou encomendas), fotocópia, envio de fax, recarga de celular pré-pago, impressão de fotos digitais e muitas outras coisas. Por meio de uma konbini, é até possível pagar vários tipos de conta, como de água, luz, gás e telefone!



(Fonte)

Aki

15 de fevereiro de 2015

Filmes do Studio Ghibli - Parte 4


Ponyo (Gake no Ue no Ponyo) -





Esse filme, lançado em 2008, conta a história de Sōsuke: um garoto de 5 anos que mora próximo a um penhasco. Um dia, ao brincar na praia, ele encontra uma peixinha dourada com a cabeça presa em um pote. Ele salva a peixinha, colocando-a em um balde verde, e lhe dá o nome de Ponyo.

No entanto, Fujimoto (um feiticeiro que vive no fundo do mar) exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar junto a Sōsuke, Ponyo resolve tornar-se humana.


Contos de Terramar (Gedo Senki) -





Algo estranho caminha sobre a terra. O reino está se deteriorando. Pessoas estão começando a agir diferente e dragões, que não deveriam estar no mundo dos humanos, estão aparecendo. Diante desses estranhos eventos Ged, um feiticeiro nômade, está investigando a causa. 

Durante sua jornada, ele conhece o Príncipe Arren, um adolescente. Enquanto Arren parece apenas um garoto tímido, ele tem um lado negro que lhe concede força, um ódio implacável principalmente quando se trata de proteger Teru, uma órfã. Vendo isso, a Bruxa Kumo decide usar Teru como isca contra Arren, e somente Ged poderá ajudá-lo a superar seus medos e recuperar Teru.

Confira também:

Sobre o Studio Ghibli
Filmes do Studio Ghibli - Parte 1
Filmes do Studio Ghibli - Parte 2
Filmes do Studio Ghibli - Parte 3

 Aki

12 de fevereiro de 2015

Dia dos Namorados no Japão バレンタイン デー

Diferente do Brasil, o Dia dos Namorados em muitos outros países é comemorado no dia 14 de fevereiro, inclusive no Japão. A data foi introduzida no Japão pelos EUA em 1936, pela confeitaria Morozoff, na cidade de Kobe.

O Dia dos Namorados comemorado no Japão possui características muito diferentes em relação a outros países. Enquanto na maioria dos países o Dia dos Namorados é comemorado apenas uma vez por ano, no Japão se comemora duas vezes. No dia 14 de fevereiro, apenas as mulheres presenteiam os homens com chocolates, enquanto no dia 14 de março (chamado de "White Day ホワイトデー") é a vez dos homens retribuírem o chocolate.



(Fonte)

Outro detalhe importante é que a troca de presentes não se restringe apenas aos namorados: esse dia também inclui os amigos, parentes, chefes e colegas de trabalho. Inclusive, existe uma espécie de classificação de qual chocolate comprar, dependendo do grau de relação com a pessoa a ser presenteada.

Os chocolates são classificados geralmente em 5 tipos:


  • Giri choco (義理 チョコ): também chamado de "chocolate da convivência social", ele é normalmente comprado para chefes, clientes ou colegas de trabalho. O termo "giri" significa "obrigação", porntanto esse tipo de chocolate não possui nenhuma associação romântica.

  • Honmei choco (本命 チョコ): esse chocolate é dado para o namorado ou para a pessoa em que se está apaixonada. Na maioria das vezes, é feito pela própria pessoa.

  • Tomo choco (友チョコ): ele é dado para os amigos mais próximos, como uma forma de demonstrar carinho e amizade.

  • Family choco (ファミリーチョコ): estes são comprados para se dar aos familiares, como pais, avós, filhos, tios, primos, etc.

  • Gyaku choco (逆チョコ): esse tipo de chocolate, também conhecido como "chocolate reverso", foi introduzido no país recentemente. Ele é dado pelos homens para as mulheres, também no Dia dos Namorados.

(Fonte)

É sempre importante especificar nesses chocolates qual o tipo, para não dar margens a interpretações erradas ;)

Os tamanhos e preços dos bombons e dos chocolates variam bastante. Embora o chocolate seja o presente mais popular para a ocasião, também pode-se dar outros presentes, como roupas, doces, jóias...


(Fonte)



Aki

8 de fevereiro de 2015

Karaage から揚げ


Já experimentou alguma vez o Karaage? Ele é uma comida amplamente consumida no Japão, e uma das que mais agradam o paladar brasileiro ^^


Karaage (Fonte)

O Karaage é o nome dado à comida japonesa em que se frita em óleo certos tipos de alimentos, principalmente o frango (algumas vezes também são utilizados carne e peixe). Embora se assemelhe ao frango à milanesa, o Karaage é diferente, pois o frango fica bem crocante por fora e macio por dentro. O sabor também difere do frango à milanesa tradicional devido aos ingredientes adicionados.

A origem do Karaage é chinesa, assim como vários outros pratos que fazem parte da culinária japnesa como o Gyoza e o Ramen, se enquadrando na categoria Wafu-Chuka (pratos chineses adaptados para o paladar japonês). O Karaage, também chamado de Tatsutaage, significa literalmente "Tang frito", referindo-se à dinastia chinesa Tang.

 
(Fonte)


O que dá o sabor especial ao Karaage é principalmente o seu tempero baseado em shoyu, alho, gengibre e saquê, no qual o frango fica marinando por meia hora. Já a casquinha crocante e dourada é feita por uma camada de farinha de trigo temperada ou amido de milho envolvendo o frango. Em seguida, frita-se o frango em óleo vegetal. O preparo é semelhante ao do Tempurá.

É possível encontrar esse prato em diversos restaurantes japoneses e ele também costuma ser utilizado no Donburi ^^


Donburi com Karaage (Fonte)

Aki

7 de fevereiro de 2015

Animes de sábado - 17º


Kono Minikuku Utsukushii Sekai -

(Fonte)

Takeru Takemoto quando era criança foi abandonado por sua mãe, e a partir disso ele começou a morar com os tios e sua prima. Depois de se tornar mais velho ele começou a ajudar os tios em seus negócios, fazendo entregas para os clientes.


Porém numa dessas entregas quando estava junto de seu amigo, eles veem uma luz vinda do céu que passa ao lado deles e acaba caindo na floresta. Curiosos para saber o que era, eles correm ao local da queda e se deparam com uma garota numa espécie de casulo.


Ao tentar ajudá-la um monstro enorme aparece e ele tem como alvo a garota misteriosa. Sem conseguir fazer nada para socorrer ela, Takeru (não tendo a mínima ideia de como aconteceu) se transforma numa criatura e começa a lutar para salvar essa mulher.

Hunter x Hunter 2011 -

(Fonte)

O remake da série Hunter x Hunter de 1999 conta a mesma história só que de perspectivas e ângulos diferentes, além de ter sido feito o novo arco das Chimera Ants (Formigas Quimera).


Gon Freecs é um menino de apenas 12 anos, mas apesar da idade ele é bem hábil, veloz e forte, ele foi criado numa ilha junto de sua tia. Gon tem o sonho de reencontrar seu pai, um lendário e mundialmente famoso Hunter, mas para isso ele também deve se tornar um Hunter fazendo o Exame Hunter, nele milhares de pessoas se candidatam mas as que são aprovadas dá para contar nos dedos. Esse exame é extremamente difícil e os participantes têm a alta chance de morrer no processo.

No caminho do Exame Hunter Gon conhece seus companheiros Leorio e Kurapika, ambos também almejando serem Hunters, só que seus objetivos são diferentes. Leorio apenas quer muito dinheiro e Kurapika deseja uma vingança contra seu clã.


Katsura 



5 de fevereiro de 2015

Omiyage お土産


Omiyage (Fonte)

No Japão, é costume comprar Omiyage quando se vai a passeios ou viagens. Muitas vezes, essa palavra é traduzida como "souvenir" ou "lembrança", mas na verdade ele é um pouco diferente.

Se você já tiver ido para o Japão, com certeza já deve ter visto várias lojas para turistas cheias de pacotes com doces locais empacotados individualmente, dentro de uma grande caixa bem embrulhada e decorada. Esses são os Omiyage.



(Fonte)

Além disso, eles também são vendidos na maioria dos aeroportos, estações de trem ou até mesmo nas ruas, todos já embrulhados e prontos para se entregar.

Normalmente, os itens dados como Omiyage são associados com uma região específica, como o chá verde de Kyoto ou o melão Yubari de Hokkaido. Algumas grandes indústrias também produzem artigos que só podem ser comprados por aqueles que visitaram determinada região, por exemplo o chocolate Kit Kat ^^



Sabores de Kit Kat produzidos em cada região específica (Fonte)

Diferente de um souvenir comum, o Omiyage não fica com a própria pessoa e não significa que você estava pensando na outra pessoa enquanto estava fora. O Omiyage é como uma obrigação e não dá-lo pode ser considerado uma indelicadeza.

Se você estiver planejando estudar no Japão, seria interessante levar junto alguns Omiyage para os seus colegas e professores, representando o lugar de onde veio.

No entanto, que tipo de produtos devemos comprar para ser o Omiyage? Qualquer lembrança que represente o lugar em que você foi ou de onde você veio é aceitável, mas a melhor opção é comida. Além de não ocupar espaço, quase todas as regiões se especializam em algum tipo de guloseima :D



(Fonte)

Vejam alguns exemplos de Omiyage relacionados ao Monte Fuji ^^




(Fonte)



Aki

3 de fevereiro de 2015

Onsen


Em primeiro lugar o que seriam as fontes termais? Elas são fontes de água aquecidas naturalmente que se localizam bem abaixo da terra e que, devido à alta pressão causada pelo calor do próprio planeta, são “jogadas” para fora.

No Japão as fontes termais são numerosas além de muito populares, tanto pelos seus benefícios para a saúde quanto pelo fato de apenas relaxar e aliviar o stress físico e mental. Há vários tipos de onsen, cada tipo vai variando com os minerais que ela carrega em sua composição.

Os banhos de fontes termais também são divididos em muitas variedades, mas não em relação à agua, e sim com o estilo do banho, ao ar livre ou não, gêneros separados ou mistos.


(Fonte)

E uma pequena curiosidade para acabar, até existem fontes termais no fundo do oceano. 
Katsura