Chibi do anime Naruto (Fonte) |
O Ramen é um alimento japonês, composto principalmente por macarrão sevido em um caldo à base de carne ou de peixe, muitas vezes temperado com molho de soja ou missô. São servidos junto carne de porco fatiada, alga seca, kamaboko, cebola e, ocasionalmente, milho.
A origem do Ramen ocorreu na China, onde ele é chamado de "Lo-Mein", que significa "macarrão cozido". "Ramen" é a pronúncia japonesa dos caracteres chineses para "Lo-Mein".
Ramen (Fonte) |
Por causa de seus ingredientes relativamente baratos, o Ramen tornou-se um prato popular no Japão com a crise econômica após a Segunda Guerra Mundial. Em 1958, o proprietário da empresa Nissin Foods, Momofuku Ando, inventou o macarrão instantâneo a partir do macarrão de Ramen. O macarrão instantâneo é considerado uma das maiores invenções do Japão durante o século XX.
(Fonte) |
No Brasil, bem no início, o macarrão instantâneo era importado e produzido por uma marca chamada Miojo. Mais tarde, em 1965, a Nissin veio para o Brasil para produzir o seu macarrão, mas o nome "Miojo" já era muito comum para se referir ao macarrão instantâneo. Os brasileiros já estavam sempre falando "Vamos comer miojo", "Vamos comprar miojo"... Então, o nome "Miojo" foi colocado em todas as embalagens da Nissin no Brasil, após todos os acordos com a marca.
Macarrão instantâneo em pacotes à venda |
Há diversos sites e grupos de fãs dedicados ao Ramen. No Japão, é possível comprar guias com milhares de restaurantes de Ramen. Há também museus de Ramen, um localizado em Yokohama e o outro na cidade de Ikeda.
Museu do Ramen (Fonte) |
O macarrão instantâneo é normalmente vendido em embalagens ou copos. No Japão, ao invés de copos, são utilizadas tigelas. O copo se originou quando a Nissin foi para os EUA, já que as tigelas não eram comumente utilizadas por lá. Assim, o Cup Noodles nasceu.
Macarrão instantâneo em uma tigela |
Há um filme chamado Tampopo, que conta a história de uma mulher procurando pela receita perfeita de Ramen. Há uma cena em que dois homens estão em um caminhão, um dirigindo e o outro lendo um livro sobre como comer Ramen:
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário