31 de outubro de 2014

Halloween no Japão ハロウィン


Feliz Halloween! (Fonte)

Yo minna! Em comemoração a esta data especial, que todo mundo já conhece, resolvi falar um pouco sobre o Halloween no Japão o/

Foi somente há pouco tempo que o Halloween começou a ser mais difundido pelo Japão, e é considerado mais uma data comercial do que uma data comemorativa. Ele é utilizado como uma forma de alavancar as vendas no mercado japonês, quando as lojas se enchem de abóboras, morcegos e uma enorme variedade de produtos relacionados ao tema Halloween.


Produtos temáticos (Fonte)

O Halloween no Japão se originou a partir de eventos no Tokyo Disneyland, como a Parada Halloween, que ocorre desde a década de 1980.


Parada Halloween (Fonte)

Um outro fator, que pode ter influenciado para que o Halloween fosse para o Japão, foi o fenômeno cosplay. Como sabemos, os japoneses dominam essa arte de se fantasiar de personagens, e o Halloween tornou-se apenas mais um motivo para isso.

O Halloween pode até acabar parecendo uma data importante no Japão por causa de todo o seu apelo comercial, mas na verdade o Halloween no Japão é uma data muito tranquila. Ele possui poucos eventos relacionados, com exceção de alguns que ocorrem nas áreas urbanas.

Halloween cosplay (Fonte)

No Japão, também, não se vê crianças fantasiadas andando de porta em porta pedindo doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Na maior parte do Japão, o Halloween serve simplesmente como um modo de consumir produtos temáticos.


Cosplay de Kiki (Majo no Takkyūbin) (Fonte)

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o Halloween no Japão. Aproveito para lhes desejar um Feliz Halloween! ハッピ ハロウィン! ^^


Aki

30 de outubro de 2014

Lendas

Konbanwa, Katsura desu~ 
Adoro histórias de terror, lendas, mitos, mas principalmente os que têm uma parte sobrenatural, e foi pensando nisso, junto do Halloween que fiz este post.

A menina da lacuna

Uma parte das casas possuem lacunas e rachaduras espalhadas pelos cômodos, e neles há o espírito maligno em forma de garota. Ela sempre fica à procura de alguém para brincar, ela está nas gavetas, entre os móveis e portas. Se a garota te encontrar, ela pedirá pra brincar de esconde-esconde, se você disser não ou sim, da próxima vez que ela te encontrar você será levado na hora para o inferno.


(Fonte)

Yuki-Onna

As Yuki-Onna são youkais (demônios), que se assemelham às sereias aqui. Elas são mulheres altas, com um longo cabelo preto, são muito bonitas e sua pele é da mesma cor que a neve. Elas flutuam, logo não deixam rastros.

Yuki-Onna canta para atrair e seduzir os homens, assim os fazendo se perderem na nevasca e consequentemente morrem congelados pelo frio ou por elas. Ela se alimenta da energia vital daqueles azarados homens que foram pegos.


(Fonte)

 Katsura

29 de outubro de 2014

Gashapon ガシャポン

Alguém aí já ouviu falar em Gashapon? ^^ 


Personagens de Sword Art Online (Fonte)

Você provavelmente já deve ter visto várias vezes aquelas máquinas em que se colocam moedas, trocando-as por um bonequinho de plástico ou uma bolinha pula-pula.

O Gashapon é um pouco parecido: uma máquina japonesa, normalmente exposta em fliperamas e à frente de lojas ou restaurantes. Essas máquinas oferecem, em troca de fichas, bonecos de plástico PVC colecionáveis e extremamente detalhados, parecendo até mesmo reais!

Essas miniaturas, que fazem muito sucesso no Japão, vêm dentro de pequenas cápsulas coloridas e são tematizadas. Os temas mais comuns são personagens de animes, mangás ou games.


Personagem de Shakugan no Shana (Fonte)

Normalmente, o preço dessas miniaturas varia entre 100 e 400 ienes (aproximadamente entre 2 e 10 reais).

O seu nome vem de duas onomatopeias em japonês: gacha (o som do giro da alavanca) e pon (o som do brinquedo ao cair).

O Gashapon, no entanto, é muito raro no Brasil. Algumas miniaturas de Gashapon são vendidas por aqui, porém com um preço muito superior ao original.

Confiram o vídeo sobre Gashapon do canal Japão Nosso De Cada Dia ^^


Personagens de Naruto (Fonte)
Máquinas de Gashapon (Fonte)
Personagens de Fairy Tail (Fonte)

Aki

28 de outubro de 2014

Hikikomori

Yooo Katsura desu, hoje vou falar sobre um assunto bem delicado, já ouviram falar de algo chamado hikikomori?

Em primeiro lugar, o que seria? Hikikomori é um termo no Japão para se referirem aos jovens que tem comportamento de se isolar completamente em seus quartos, evitando qualquer contato social, desistiram de tudo. Em sua maioria são homens de em média 15 até 39 anos, mas há uma parte de mulheres também.

Esse processo de isolamento existe em outros lugares também, mas no Japão ele ficou muito extremo, o jovem chega a passar meses, anos e, em casos muito mais intensos, décadas.


(Fonte)

O motivo de eles se isolarem pode ser desde os mais simples até os mais complicados, como:

- Extrema timidez

- Ijime (Bullying)

- Baixas notas

- Um amor não correspondido, coração partido

- Algum trauma que possui

- Grandes forças sociais que o persuadem a ficar no quarto. Um exemplo dessas forças sociais seria sekentei, a reputação da pessoa na comunidade e a pressão de uma sociedade rígida que ele ou ela sentem. 

As características de um hikikomori variam, alguns podem ter violentas explosões alternadas com comportamento infantil como arranhar a mãe. Outros podem ser obsessivos, paranóicos e depressivos.

(Fonte)

Mas felizmente há um programa chamado as “Super Irmãs” (criado em 2007), ele consiste em pessoas do sexo feminino interagindo com os hikikomoris por meio de cartas, e-mails e telefonemas, assim os estimulando para aos poucos terem mais contato social. E conforme o avanço deles, elas os convidam para fazer atividades sociais, culturais e esportivas, assim ajudando os hikikomoris a se reintegrarem na sociedade.
Katsura

27 de outubro de 2014

Origami 折り紙

Quase todo mundo já deve saber o que é isso, ou pelo menos já deve ter ouvido falar em: o origami, a famosa arte japonesa de dobrar papel!


Origami de rosa

Através de uma ou mais folhas de papel, com um certo número de dobras diferentes combinadas de diversas maneiras, pode-se criar os mais variados desenhos e formas, como rosas, pássaros ou mandalas ^.^ 

O nome "origami", inclusive, vem da junção de duas palavras em japonês: 折り oru (dobrar) e 紙 kami (papel).

Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil grous (tsuru) de origami, terá um pedido realizado!! Estão prontos para o desafio? :3

Origami de Tsuru
Como fazer o origami de Tsuru 
(Música: Diving Turtles)

Para quem quiser, aqui está o link de um origami bem fácil, que depois ainda pode ser usado para uma brincadeira muito apreciada pelas crianças: abre-fecha.

Estes aqui são alguns canais do YouTube sobre origami que eu gosto muito, e por isso estou recomendando para vocês:

- Dobradura
Tadashi Mori
Jo Nakashima


Origami Ancient Dragon (Fonte)

Origami de carros


Origami de escorpiões

Aki

26 de outubro de 2014

Hatsune Miku - Vocaloid


Atualmente, a cantora pop japonesa Hatsune Miku faz um sucesso imenso no Japão. Miku, no entanto, tem uma característica diferente das outras cantoras: ela é um projeto computadorizado, uma vocaloid, personagem com a voz produzida pelo Vocaloid.

O Vocaloid é um software de síntese de voz, um aplicativo onde colocam-se as letras de músicas e os personagens criados cantam.


Criada pela Crypton Future Media em agosto de 2007, Miku é uma aplicação de sintetizador de canto com a voz da atriz japonesa Saki Fujita. Seu sucesso foi tanto que, no dia do seu lançamento, vendeu todas as unidades do estoque, sendo considerada um absoluto sucesso de vendas. Apenas em seu ano inicial, Miku sozinha contabilizou mais de 40 mil unidades vendidas.


Hatsune Miku (Fonte)

A personagem é retratada como uma adolescente de 16 anos de cabelos longos e azuis, com 1,58 metros e 42kg. O nome dela vem da mistura de palavras em japonês, de primeiro (初 hatsu), som (音 ne) e futuro (ミク Miku). De acordo com a Crypton, seu nome significa “o primeiro som do futuro”.

Algumas de suas músicas mais conhecidas são "World Is Mine", "Ievan Polkka", "Po Pi Po" e "Love Is War".

Outros vocaloids conhecidos: Len & Rin Kagamine, Kaito, Luka Megurine e Meiko.


 Electric Angel - Hatsune Miku


Rolling Girl - Hatsune Miku


Aki

25 de outubro de 2014

Kendô 剣道

Já ouviram falar de Kendô? 

Kendô (caminho da espada) é uma arte marcial que antigamente os samurais aprendiam. Nessa arte marcial é usada uma katana (espécie de espada). O Kendô é semelhante ao esgrima, só que é do Japão. O Kendô antigamente consistia em técnicas de espada usadas pelos samurais em combate, quem pratica Kendô é chamado de kenshi ou kendoka.

O Kendô não é apenas ter uma espada e sair batendo em qualquer um, o Kendô é a busca do desenvolvimento do corpo e espírito por meio de treinamento trazendo a si uma responsabilidade de saber como e quando utilizar uma espada  para o bem da sociedade, além disso o praticante precisa ter esforço, agilidade e ritmo.

Essa arte marcial já existe há bastante tempo, assim como na época medieval as armas eram espadas e no Japão as pessoas foram adaptando o manuseio e técnicas das espadas, que é denominada Kendô. Ken (剣) significa espada e Dô (道) significa caminho.

Ao longo dos séculos, gerações de mestres de Kendô têm dedicado suas vidas nessa arte marcial, passando seus ensinamentos.

No Kendô são usados equipamentos. Para treinamento, os praticantes usam uma espada de bambu (shinai), capacete (men), colete (do), calça (hakama) e a vestimenta que fica por baixo do colete (keigoki), o nome desse conjunto se chama bogu. Assim como o Judô, no Kendô também usam faixas para indicar a graduação.

Como diversas outras artes marciais, o Kendô chegou ao Brasil por meio de imigração.

Hoje em dia, o número de praticantes de Kendô vem aumentando a cada dia e no Brasil existem academias de Kendô. Também há vários campeonatos de Kendô, tanto nacionais quanto internacionais.


Conjunto (Fonte)
Luta de Kendô (Fonte)
Luta de Kendô

Então, esse foi um resumo explicando para vocês sobre o Kendô.

Sakamoto

Animes de sábado - 2º


Konnichiwa mina, como vocês gostaram da primeira edição do animes de sábado, aqui vão mais algumas sugestões de animes.

Mushibugyou -

(Fonte)

Em 1700 na era Edo, o Shogun (quem comanda a província) colocou uma caixa de pedidos para a população, a fim de ela expressar seus pensamentos e ideias. Alguns insetos começaram a invadir a cidade, fácil resolver isso né, só esmagar eles, mas não é bem assim. Eles são quem esmagam ou devoram as pessoas. E por conta desses insetos gigantes a população implorou para que houvesse algo que lhes protegessem, então foi criado o magistrado dos insetos (mushibugyou). Nele pessoas com habilidades incríveis e únicas foram recrutadas para ajudar a cidade.

Por alguns acontecimentos ou obra do destino nosso protagonista, Tsukishima Jinbei, um samurai carismático e cheio de energia, acaba se envolvendo num confronto com esses insetos.


Ben-To! -

(Fonte)

A história começa quando um estudante pobre, chamado Satou You, vai a uma loja de conveniência  comprar um obento (caso não saibam o que é, chequem o post sobre isso feito pela Aki) para sua janta e acha um pela metade do preço, mas ao pôr suas mãos nele You é nocauteado. Quando recobra a consciência ele começa a procurar por respostas, então descobre que existe uma espécie de “jogo” e há os jogadores, os lobos, que lutam entre si para conseguir os obentos pela metade do preço. Será que You entrará nessa batalha pelos obentos?

Esse anime é um dos meus favoritos, mesmo tendo apenas 12 episódios. Um fato sobre esse anime é que no Japão isso realmente acontece, claro que tirando a parte das altas tretas, os obentos não duram muito (estragam) e por isso, pelo final da tarde, eles são postos em promoção.

Katsura