As escolas japonesas são, no geral, bem diferentes das brasileiras. Nelas, há algumas matérias incomuns nas escolas do Brasil, assim como economia doméstica, em que os estudantes aprendem a fazer trabalhos manuais simples e a cozinhar.
Uma caracterítica bem interessante é o fato de que os próprios estudantes são responsáveis
pela limpeza da escola, fazendo com que desde cedo seja criado um senso de
responsabilidade e dever. As refeições, também, são servidas na sala de aula pelos próprios estudantes, que se revezam nas tarefas.
Estudantes limpando a escola após a aula (Fonte) |
Refeição em escola japonesa (Fonte) |
Além do
tempo que eles permanecem na escola no horário de aula, os
estudantes podem fazer as atividades extracurriculares dos diversos clubes existentes, como futebol, tênis, coral, natação, basquete, entre outros... Essas atividades são como uma válvula de escape para o stress do aluno.
O sistema educacional japonês é dividido em 5 etapas até a universidade, das quais duas etapas (escolas primária e média) são obrigatórias:
Creche (保育園):
A idade de admissão varia de acordo com a creche, porém muitas aceitam bebês de apenas 2 meses, educando as crianças até a escola primária. Todas as creches são pagas, inclusive as públicas, porém nessas últimas a mensalidade varia de acordo com a renda da família. Além disso, para a matrícula, é necessário provar que tanto o pai quanto a mãe trabalham, ou que há algum problema que impeça os pais de cuidarem do filho na casa.
Jardim de infância (幼稚園):
Aceitam estudantes de 3 a 5 anos, até o ingresso na escola primária. Assim como no caso das creches, há públicas e particulares, porém ambas cobram mensalidade.
Escola primária (小学校):
Com duração de 6 anos, os estudantes ingressam na escola primária aos 6 anos e lá permanecem até os 12 anos. Aproximadamente 99% das escolas primárias do Japão são públicas e gratuitas.
Escola média (中学校):
Frequentada por estudantes entre 12 e 15 anos de idade, possui duração total de 3 anos. Estima-se que aproximadamente 95% das escolas médias japonesas sejam públicas.
Escola secundária (高校):
Sua duração é de 3 anos, apresentando estudantes entre 15 e 18 anos de idade. Apesar de não ser obrigatória, aproximadamente 94% dos estudantes da escola média vão para a escola secundária. Todas as escolas secundárias japonesas são pagas, inclusive as públicas, que recebem em torno de 76% dos estudantes.
Escola japonesa (Fonte) |
Katsura
Nenhum comentário:
Postar um comentário