O apresentador do kamishibai ganhava a sua vida vendendo doces, amarrando as suas mercadorias e o pequeno palco de madeira com os cartões ilustrados do kamishibai em sua bicicleta.
Kamishibai sendo apresentado (Fonte) |
As histórias eram normalmente contadas em capítulos, e eram tão emocionantes que várias vezes a mesma pessoa voltava para comprar doces e ouvir a próxima parte da história.
O kamishibai prosperou durante uma época em que o Japão experimentou problemas financeiros extremos. Na década de 1930, o Japão sofreu uma depressão econômica que levou muitas pessoas às ruas em busca de uma maneira de viver, e o kamishibai ofereceu uma oportunidade para artistas e contadores de histórias de ganhar a vida.
Durante e após a 2ª Guerra Mundial, o kamishibai se tornou uma parte cada vez mais integrante da sociedade como uma forma de entretenimento que pode ser transportada facilmente, mesmo em abrigos de bombas e cidades devastadas. Nesse momento, era um entretenimento tanto para adultos quanto para crianças. O contador de histórias usava dos bastões de madeira chamados hyoshigi (
拍子木) para anunciar a sua chegada.
Hyoshigi (Fonte) |
Na década de 1950 e do surgimento da televisão, o kamishibai tornou-se tão popular que a televisão foi inicialmente chamada de denki kamishibai (kamishibai elétrico). No entanto, conforme o Japão foi se tornando cada vez mais rico, o kamishibai tornou-se associado com a pobreza e o atraso. Com isso, o kamishibai como uma arte de rua desapareceu.
As histórias de kamishibai com fins educacionais, no entanto, ainda estão sendo publicadas e podem ser encontradas em escolas e bibliotecas por todo o Japão e, mais recentemente, nos Estados Unidos e no Canadá.
Kamishibai com hyoshigi (Fonte) |
Aki |
Nenhum comentário:
Postar um comentário