O Taikô (tambor, na língua japonesa) é um instrumento de percussão japonês, que pode ser tocado tanto com as mãos quanto com baquetas. O indivíduo que toca Taikô precisa ter ritmo, coordenação motora e preparo físico. Ele é um dos instrumentos mais antigos, dizem que já existe há quase 2000 anos.
Além de ser um tambor, ele era muito importante para o Japão porque servia para espantar e intimidar com seu som. O Taikô também expressava sentimentos de alegria, ira, tristeza e prazer.
Há 2000 anos, esse ''tambor'' também servia para se comunicar com pessoas que estavam em outros locais. Era também utilizado em festivais religiosos e sociais. Além de tudo isso, o Taikô era utilizado para animar os soldados na guerra, levantando sua moral e dando ritmo à marcha. Seu som estrondoso servia para manter os soldados por dias e dias.
O instrumento, na 2ª Guerra Mundial, sofreu uma alteração: antigamente era tocado individualmente e agora é tocado coletivamente, podendo ser tocado em concertos e inovando o mundo musical.
Para quem toca o Taikô não basta bater no instrumento, para tocar é preciso ter disposição e tocar com o corpo e a alma. No Brasil, ele chegou graças aos imigrantes e hoje em dia é tocado para apresentações e para demonstrar sua cultura mantendo a tradição milenar. Qualquer um pode tocar o Taikô, não é preciso ter estudo e nem nada, apenas ter disposição.
Existem vários tipos de Taikô, variando com o tamanho, material, método de fabricação, afinação, origem e sua forma de uso.
Taikô: espécie de tambor feito com pele de animal, geralmente de boi, estendida e esticada sobre um corpo de madeira (hoje em dia feito de tábuas como um barril) (Fonte) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário