8 de março de 2015

Filmes do Studio Ghibli - Parte 5


A Família Yamada (Hōhokekyo Tonari no Yamada-kun)




"A Família Yamada" foi o primeiro filme do Studio Ghibli a ser animado inteiramente pelo computador, criado para se ter a sensação de estar lendo tirinhas de jornal. O filme mostra o cotidiano da família Yamada, composta por Takashi (o pai), Matsuko (a mãe), Shige (a avó), Noboru (um garoto de 13 anos), Nonoko (uma garota de 5 anos) e Pochi (o cachorro da família).

A história é dividida em quadros curtos, cada um focando em algum ponto interessante do cotidiano da família. As situações apresentadas tratam-se de problemas que podemos ver em nosso cotidiano, como a exigência dos pais para que o filho estude mais, a mãe que não quer ser tratada como uma empregada, o pai que chega cansado demais do trabalho e tem que acordar cedo para uma reunião de negócios, o adolescente passando por crises existenciais, os pensamentos inocentes da criança…


Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka)




A história se passa durante o período da Segunda Guerra Mundial, no Japão. O pai de dois irmãos, Seita e Setsuko, é convocado para defender o país na guerra e a mãe falece queimada em um bombardeio de aviões norte-americanos.

As duas crianças se encontram sozinhas no mundo, lutando para sobreviver em meio à pobreza e à miséria que tomam conta do país. Fome, doenças e a falta de sensibilidade das outras pessoas são elementos presentes em todo o percurso percorrido pelos irmãos.

Confira também:

Sobre o Studio Ghibli
Filmes do Studio Ghibli - Parte 1
Filmes do Studio Ghibli - Parte 2
Filmes do Studio Ghibli - Parte 3
Filmes do Studio Ghibli - Parte 4

Aki

Nenhum comentário:

Postar um comentário