26 de março de 2015

Gorjetas no Japão


Moedas e notas de yen (Fonte)

Como você talvez já saiba, o fato de ser oferecida ou não a gorjeta e sua quantidade variam muito de país para país. Aqui no Brasil, o hábito de dar gorjeta não está enraizado na sociedade (exceto pelos 10% inclusos na conta do restaurante), enquanto nos Estados Unidos é praticamente uma obrigação dar a gorjeta de pelo menos 15% na maioria das situações.

No Japão, no entanto, é totalmente diferente: a gorjeta não é algo comum e pode ser considerada uma desonra. Para os japoneses, é uma honra poder atender o seu cliente bem, portanto oferecer uma gorjeta por causa disso é considerado um ato rude. Na maioria das vezes, a gorjeta é recusada e devolvida imediatamente.

Inclusive, caso você deixe uma gorjeta para o garçon em cima da mesa do restaurante, é capaz de ele ir atrás de você na rua e te devolver o dinheiro ~

Alguns dos poucos no Japão que aceitam gorjetas são os guias turísticos, mas eles nunca as esperam. Além disso, algumas vezes pode-se arredondar a corrida de táxi, mas alguns deles podem recusar o dinheiro extra.

Caso queira agradecer alguém por um serviço prestado, a melhor maneira seria entregar à pessoa um pequeno presente, de preferência algo comestível como uma caixa de chocolates.

Aki

2 comentários:

  1. No Brasil, acontece um fenômeno chamado gorjeta coercitiva. Tu estacionas o carro, por 10 minutos para pagar uma conta e um cidadão que toma posse de estacionamento público, sem lei que o respalde, te obriga a pagar 1 real. Se deres 25 centavos ele reclama, praguejando ou lançando uma maldição.
    Dependendo do local, ou de evento próximo, o valor varia de R$2 a R$100.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...lançando uma maldição" diretamente no vidro do seu carro : (

      Excluir