Shōgi (Fonte) |
O shōgi, pode-se dizer, é a versão japonesa do xadrez. Ao contrário do ocidente, onde a maioria dos países tem praticamente as mesmas versões do jogo de xadrez, no oriente há várias versões tradicionais do jogo. Alguns exemplos são o Xiang Qi na China, o Makruk na Tailândia e o Jonggi na Coreia.
O tabuleiro utilizado no shōgi tem o formato levemente retangular (em que o comprimento é ligeiramente maior que a largura) e suas casas são todas da mesma cor. Divide-se o tabuleiro em nove colunas e nove linhas, totalizando 81 casas, que são demarcadas por uma fina linha preta.
Nos campeonatos existem graduações para os jogadores, através de um sistema que se assemelha ao das artes marciais. Para cada graduação existe um tabuleiro específico, sendo que para os iniciantes o tabuleiro é de 12 casas (4x3) e o dos mestres é de 169 casas (13x13). Há tabuleiros maiores também para jogos em equipe.
Shikamaru jogando shōgi no mangá Naruto |
Quanto às peças, são todas da mesma cor e mesmo formato. As peças se diferenciam pelas inscrições em japonês nas partes superior e inferior, conforme a peça esteja ou não promovida.
Cada jogador começa o jogo com 20 peças iguais às do outro jogador, diferenciadas pela direção que elas apontam sobre o tabuleiro. Isso ocorre porque quando capturada uma peça do adversário, pode-se utilizá-la junto às suas próprias peças.
Peças de shōgi (Fonte) |
Diz-se que o xadrez foi introduzido no Japão no Período Nara (710-794). No entanto, se isso for verdade, seria uma forte evidência contra a origem indiana (chaturanga) do xadrez japonês, pois seria improvável que o chaturanga pudesse ser inventado na Índia no ano de 650, chegado até a China e depois ao Japão em apenas cem anos.
Além disso, são tantas as diferenças entre o xadrez japonês e o xadrez chinês que especialistas no Japão não acreditam que ele tenha vindo diretamente da China ou da Índia, ou mesmo da Coreia. Ao contrário, eles supõem que o processo evolucionário durou muito mais tempo, certamente muitas centenas de anos.
Se você está interessado em ver como se joga shōgi e não entende os ideogramas japoneses, uma boa opção é dar uma olhada neste site ^^
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário