Hinamatsuri (Fonte) |
No dia 3 de março ocorre o Hinamatsuri, conhecido também como Hina no Sekku. O Hinamatsuri simboliza o Dia das Meninas e, por ocorrer em uma época em que desabrocham flores de pessegueiros, é também chamado de Momo no Seku (Festival do Pêssego).
Nesse dia, as famílias comemoram o evento em suas casas, desejando prosperidade, felicidade, saúde e sorte para as meninas. Uma das principais características desse dia são as bonecas que são expostas em um altar duas semanas antes, as Hina Ningyō.
Hina Ningyō (Fonte) |
Geralmente, há no mínimo 15 bonecas vestidas à moda da corte imperial do período Heian (794-1185), representando a sociedade japonesa da época. Também são incluídos nos altares objetos relacionados à corte imperial, tornando o conjunto mais completo e realista.
As Hina Ningyō são colocadas sobre expositores especiais de 7 degraus decorados com seda vermelha, seguindo a hierarquia: primeiramente o Imperador e a Imperatriz, seguidos pelas damas da corte, os músicos, os ministros...
De acordo com a crença japonesa, além de serem artigos de decoração, as bonecas possuem o dom de espantar maus espíritos, doenças, infortúnios e má sorte. No entanto, devem ser guardadas imediatamente após o Hinamatsuri, pois caso contrário diz-se que elas demorarão para casar.
No dia do Hina Matsuri, a menina convida seus amigos para um chá na frente das bonecas, ocasião em que ela serve o Hishimochi (bolo de arroz doce) e o Amazake (bebida de arroz fermentado sem ou com pouco teor alcoólico). Outra comida tradicional é o Hina Arare (biscoitos à base de arroz e soja fermentados com açúcar colorido).
Hina Arare e Amazake (Fonte) |
Durante o Hinamatsuri, há uma música muito cantada pelas crianças, chamada "Ureshii Hinamatsuri". Veja o vídeo da música abaixo:
Aki
Nenhum comentário:
Postar um comentário